A primeira solução de captura remota de depósito (RDC) foi instalada num posto de gasolina pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese).
A primeira solução de captura remota de depósito (RDC) foi instalada num posto de gasolina pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese), projeto que teve um investimento inicial de R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos da Recognition, que faz a digitalização de cheques e transmite a imagem ao banco para que seja efetuado o depósito e a posterior compensação, automaticamente.
"Ela faz parte da iniciativa do direcionamento estratégico do Banco se posicionar com um banco totalmente digital, facilitando a vida de seus clientes através de produtos e serviços inovadores", afirma Fernando Mota, presidente do Banese.
Com o RDC é possível estender o "front office" para as dependências dos clientes, funcionando 24 horas por dia. Nessa primeira fase, o Banese deve instalar 500 pontos em clientes pessoa jurídica no estado de Sergipe, expandindo depois para todo o Nordeste, onde tem forte presença regional.
O Banese é um banco público criado em 1961, que contabiliza 15 mil clientes pessoa jurídica e 600 mil pessoas físicas, presente em todos os 75 municípios do Estado de Sergipe, 62 agências, 10 postos de serviços bancários, 464 caixas eletrônicos, 264 Pontos de Atendimento Banese e 1.106 funcionários.
A solução de Caputra Remota de Depósitos já é usada em mais de 7 milhões de estabelecimentos no EUA, segundo Celso Furiani, presidente da Recognition, acrescentando que "como acontece em outros países, a facilidade e custo baixo de se depositar diretamente de casa, escritório ou loja, sem enfrentar filas eleva consideravelmente o numero de depósitos, o que é uma vantagem competitiva para as instituições que oferecem essa facilidade".
Ele explica que a tecnologia permite ainda que sejam feitas operações com outros tipos de documentos, como boletos bancários, contas de consumo, etc, que tenham código de barras, e mesmo aqueles não tenham, pois o documento pode ser fotografado e digitalizado com toda a segurança operacional.
Os requisitos básicos para o serviço de RDC incluem a utilização de um PC, conexão à Internet e scanner de cheque, que podem ser digitalizado no momento do recebimento e depositado no Banco remotamente. "Ele permite ainda que um cliente possa abrir, por exemplo, uma conta ou faça outros tipos de operação, onde os documentos são capturados, digitalizados e enviados para a instituição. Isso pode mudar o conceito de agências bancárias", acrescenta Furiani.
Av. Eng. Luis Carlos Berrini 1500, 14º. andar - Cep 04571-000 - São Paulo - SP - Brasil - Fone: (11) 5508-4900 / Fax: (11) 5508-4911