Dentro da tendência do que se convencionou chamar de Banco Digital, o Banco do Estado do Sergipe – Banese – colocou em operação, em 12 de junho, a captura remota de depósitos, o RDC, solução desenvolvida pela Recognition, exposta no estande da empresa no Ciab 2015. O primeiro cliente a utilizar o serviço é a rede de postos de gasolina Presidente.
O novo serviço do banco pode ampliar sua atuação para todo o País. E agregar benefícios para os clientes, como estender o horário de depósitos, que passam a ser de 24h, com entrada automática na conta; diminuição da utilização de papel e de filas para depósitos. Para se ter uma ideia, segundo estudo da Recognition, a redução de pessoas nas agências deve ficar entre 20% e 40%, dependendo do perfil do banco.
O serviço está disponível para clientes selecionados. O objetivo do Banese é atingir 500 clientes na fase inicial e expandir para toda sua base progressivamente. Com 62 agências, 10 postos de serviços bancários, 464 caixas eletrônicos e cerca de 260 Pontos Banese, o banco está presente em todos os 75 municípios sergipanos.
O RDC - Captura Remota de Depósitos – é um serviço que permite ao usuário fazer a digitalização de cheques e transmitir as imagens digitalizadas ao banco, a fim de que seja realizado o depósito e posterior compensação automaticamente. Os requisitos básicos para o serviço RDC incluem a utilização de um PC, acesso à Internet e scanner de cheques.